A obesidade é uma síndrome clínica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, que se instala quando o consumo de energia (através da alimentação) excede a necessidade que o corpo precisa com seu gasto diário.
Ela deve ser encarada como uma doença, pois sabemos que o tecido adiposo produz substâncias inflamatórias e a sua presença está associada ao desenvolvimento de problemas articulares, dermatológicos, cardiovasculares e respiratórios. Também favorece o surgimento de outras patologias como diabetes mellitus, lipidose hepática e doenças de trato urinário inferior.
Está comprovado cientificamente que a obesidade reduz a qualidade e expectativa de vida dos nossos pets.
Quais fatores determinam o seu surgimento?
Superalimentação/ Fornecimento indiscriminado de pesticos
Já parou para pensar que nós, donos de cães e gatos, adoramos contemplá-los com petiscos e guloseimas (pedaços de pão, carne, frango, frutas, etc.) como uma forma de carinho e afeto?
Mas será que esses petiscos estão entrando na conta de calorias diárias que seu animalzinho precisa?
Confinamento/ Falta de exercício físico
Muitas vezes temos optado por fornecer a comida como única forma de agrado, deixando de lado os passeios e brincadeiras que eles precisam para estimular a atividade física e o gasto energético diário.
Tipo de alimentação
A ração que você está usando é indicada para o seu cão ou gato? E o volume está de acordo com o peso e nível de atividade dele?
Outro ponto importante: os tutores tendem a manter a mesma ração e o mesmo volume de comida para a vida toda do animal, porém é fundamental ressaltar que as necessidades energéticas vão mudando de acordo com a idade e fase da vida (crescimento, gestação, lactação, castração, manutenção da fase adulta e idade avançada).
Além das fases da vida, temos que nos atentar as necessidade individuais. Por uma questão genética, alguns animais tem a necessidade de energia significativamente mais baixa que outros e, portanto, requerem menos calorias por dia para manter seu peso corporal ideal.
Secundária a desordens hormonais
Por fim, em alguns casos, a obesidade pode estar sendo causada pela coexistência de doenças endócrinas como o hipotireoidismo, hiperadrenocorticismo, hiperinsulinismo e a acromegalia.
Se seu animalzinho sofre de obesidade, procure um profissional médico veterinário para te auxiliar no manejo e tratamento correto dessa doença.